terça-feira, 4 de outubro de 2016

1.c) Anteprojeto:


Após o estudo aprovado pelo cliente, partimos para o primeiro detalhamento. Primeiro, pois é este detalhamento que vai para os profissionais que chamamos de complementares. São os engenheiros elétricos e hidráulicos, engenheiro estrutural, profissional de luminotécnica, paisagista, automação, segurança, ar condicionado, etc.. O Anteprojeto vai para estes profissionais e após o recebimento de cada um dos projetos complementares, o arquiteto compatibiliza TUDO no projeto executivo, que é o que vai para a obra.

No Anteprojeto teremos:

Planta de Layout Aprovada:
É aquela que fizemos no estudo, e que o cliente e arquiteto chegaram ao ideal para todos

Planta de Pisos e Revestimentos:
Planta com todos os tipos de piso da casa, com sua paginação, rodapés, revestimentos de parede
Junto com esta planta fazemos o Memorial descritivo de Acabamentos, que serve para definir todos os acabamentos da casa, fazemos um documento com cada ambiente e cada item: Piso, forro, revestimento de paredes, as cores e os fornecedores de cada item estarão neste documento para consulta durante toda a obra.

Planta de Forro:
Planta com os tipos de forro de cada ambiente, indicação de  molduras (se tiver), cortineiros, claraboias e demais detalhes.

Planta de Elétrica:
Aqui fica sempre a duvida: “mas não é o engenheiro elétrico que faz a planta, porque precisa de duas?”
Nesta planta o arquiteto coloca todas as tomadas, interruptores, local do ar condicionado e os itens necessários para seu projeto. Em cima disto, o engenheiro vai fazer o projeto de instalação elétrica, com as cargas, os circuitos e todos os detalhes para execução do eletricista.

Planta de Iluminação:
Aqui o arquiteto pode sugerir algumas luminárias e distribuições que serão enviadas ao projetista que adequará o projeto às luminárias e verificará se os ambientes estão adequados. Existem arquitetos qualificados para essas especificações e que fazem o projeto, como é um item MUITO importante ao meu ver, e eu não sou especialista, prefiro passar para algum colega essa função.
A iluminação bem feita de um ambiente pode ressaltar  a arquitetura e a decoração, assim como trazer conforto visual aos moradores, e cada ambiente tem uma característica especifica. Um quarto somente para dormir não precisa de uma luz muito forte, já o closet e banheiro precisam ser bem iluminados para diferenciar cores. A cozinha também precisa ser iluminada, e assim vai.

Fachadas:
As fachadas são as vistas de todas as faces da casa para definição de alturas, telhado, caixilhos (janelas e portas), acabamentos, etc..

Cortes:
Cortes são detalhes específicos, onde passamos uma linha imaginaria em alguns pontos da casa, como se estivéssemos fatiando mesmo a casa, para poder ver algumas interferências, como escada, alturas de forro, altura de laje, entreforro, etc..

Ampliações Molhadas:
São os detalhes de todas as áreas molhadas, ou áreas onde existe manuseio de água: banheiros, cozinha, área de serviço, etc.. Com isso passamos ao engenheiro hidráulico os eixos hidráulicos do projeto, alturas, acabamentos, etc.. Para que ele possa projetar a rede hidráulica e de esgoto da casa.



Exemplo de detalhamento de banheiro.

Nenhum comentário: