segunda-feira, 19 de setembro de 2016

1.c) ESTUDO


Após saber os sonhos e necessidades do cliente, já ter o terreno e entender a legislação do local, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o estudo.
Gosto de mostrar muitas referências aos clientes para entender seu estilo e expectativas em relação ao projeto.

O Estudo é uma das fases mais importantes do projeto, é a concepção, onde o arquiteto coloca todo o seu conhecimento e já imagina a casa pronta e decorada. Quando apresentamos o estudo ao cliente com certeza pensamos em 1000 outras possibilidades e aquela foi a que achamos mais adequada. Isso não significa que não possa ser alterada, a fase de estudo é para chegar ao ideal.





Para o estudo de uma casa do zero, devemos considerar a insolação, os ventos e todos os aspectos naturais para melhor aproveitamento do terreno. É um quebra cabeças, para adequar todas as necessidades do cliente, a um resultado estético bom, disponibilidade econômica e aspectos naturais. Esse é um grande desafio. 
Aí já pensamos na disposição dos móveis e seus tamanhos, o que chamamos de layout, nos materiais, nos tipos de janelas e portas, tipo de telhado, pisos, revestimentos de parede e forro, iluminação, etc..

Normalmente no estudo é apresentada uma planta, fachadas ou uma perspectiva a mão livre ou 3D e pode haver um corte esquemático como o exemplo abaixo.




SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO:


Hoje, mais que nunca, temos que pensar na sustentabilidade e no que pode ser feito para minimizar os impactos das construções na natureza. Devemos pensar em reuso de água, aproveitamento da energia solar, ventilação e iluminação natural, área permeável para escoamento da agua da chuva, tratamento de esgoto, materiais certificados ou reciclados, piscinas e lagos naturais são uma ótima opção para ajudar na refrigeração natural além de ajudar na umidade do ar para os moradores, hortas orgânicas para consumo próprio, paredes e telhados verdes que ajudam também na melhor qualidade térmica.
Existem alguns certificados como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.







Nenhum comentário: