segunda-feira, 19 de setembro de 2016

1.c) ESTUDO


Após saber os sonhos e necessidades do cliente, já ter o terreno e entender a legislação do local, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o estudo.
Gosto de mostrar muitas referências aos clientes para entender seu estilo e expectativas em relação ao projeto.

O Estudo é uma das fases mais importantes do projeto, é a concepção, onde o arquiteto coloca todo o seu conhecimento e já imagina a casa pronta e decorada. Quando apresentamos o estudo ao cliente com certeza pensamos em 1000 outras possibilidades e aquela foi a que achamos mais adequada. Isso não significa que não possa ser alterada, a fase de estudo é para chegar ao ideal.





Para o estudo de uma casa do zero, devemos considerar a insolação, os ventos e todos os aspectos naturais para melhor aproveitamento do terreno. É um quebra cabeças, para adequar todas as necessidades do cliente, a um resultado estético bom, disponibilidade econômica e aspectos naturais. Esse é um grande desafio. 
Aí já pensamos na disposição dos móveis e seus tamanhos, o que chamamos de layout, nos materiais, nos tipos de janelas e portas, tipo de telhado, pisos, revestimentos de parede e forro, iluminação, etc..

Normalmente no estudo é apresentada uma planta, fachadas ou uma perspectiva a mão livre ou 3D e pode haver um corte esquemático como o exemplo abaixo.




SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO:


Hoje, mais que nunca, temos que pensar na sustentabilidade e no que pode ser feito para minimizar os impactos das construções na natureza. Devemos pensar em reuso de água, aproveitamento da energia solar, ventilação e iluminação natural, área permeável para escoamento da agua da chuva, tratamento de esgoto, materiais certificados ou reciclados, piscinas e lagos naturais são uma ótima opção para ajudar na refrigeração natural além de ajudar na umidade do ar para os moradores, hortas orgânicas para consumo próprio, paredes e telhados verdes que ajudam também na melhor qualidade térmica.
Existem alguns certificados como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.







quinta-feira, 15 de setembro de 2016

1.b) PROGRAMA DE NECESSIDADES DO CLIENTE


Continuando o Post anterior sobre COMO FUNCIONA O TRABALHO DE UM ARQUITETO, vamos falar sobre Programa de Necessidades..


1.b) PROGRAMA DE NECESSIDADES
 Após a escolha do terreno é feita a escolha do programa, que significa saber TODAS as necessidades do cliente.

Se for o projeto de uma casa, por exemplo, o arquiteto precisará saber quantas pessoas irão morar ali, quantos quartos serão necessários, se a pessoa ou as pessoas gostam de televisão, tem algum robby, quantos cômodos deseja, se haverá banheiros em todos os quartos, se a cozinha é fechada ou aberta, se haverá área de lazer, etc..

É muito importante o cliente passar o máximo de informações possíveis ao arquiteto, para o projeto atender ao máximo às suas expectativas. Uma idéia legal para direcionar o cliente, é ter um questionário simples para que ele responda com seus principais desejos e necessidades.



QUESTIONÁRIO


Este é um tipo de questionário geral, que normalmente complemento com os itens específicos de cada ambiente, por exemplo no banheiro se o cliente quer banheira, cuba dupla, aquecedor, chuveiro de teto, etc..
Claro que esses itens não são definitivos e podem ser alterados durante o projeto, para mais ou para menos, de acordo com as necessidades, disposição de espaços e disponibilidade financeira, mas para inicio de projeto é importante que o arquiteto saiba os desejos e expectativas do cliente para o novo imóvel.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Continuando o Post anterior sobre COMO FUNCIONA O TRABALHO DE UM ARQUITETO, vamos falar sobre projetos do zero..


1.PROJETO DE IMÓVEL DO ZERO

Pode ser um imóvel residencial, comercial, uma casa, um prédio, um galpão industrial ou qualquer edificio.
Etapas:
1.a) ESCOLHA DO TERRENO
1.b) PROGRAMA DE NECESSIDADES
1.c) ESTUDO
1.d) ANTEPROJETO
1.e) ESCOLHA DE FORNECEDORES
1.f) APROVAÇÃO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS
1.g) PROJETO EXECUTIVO

1.h) INICIO DA OBRA




1.a) ESCOLHA DO TERRENO
Primeiro passo para iniciar um projeto é a escolha do terreno.
 Deve ser considerado:
a)Posição do terreno em relação ao sol;
b)Acessos, aclives e declives;
c)Influencia de construções vizinhas;
d)Elementos naturais como árvores, plantas, rios, lagos;
e)Incidência de ventos;
f)Legislação do municipio e do condominio (se houver)

continua...

sábado, 10 de setembro de 2016




COMO FUNCIONA O TRABALHO DE UM ARQUITETO?


Em 15 anos de profissão, ainda sinto que muitos clientes e até amigos próximos tem dificuldade em saber o real papel de um arquiteto.


O que faz um arquiteto?
Quais são suas obrigações e deveres?
Porque pagar por um projeto?
Quais as vantagens?


Resolvi explicar como funciona o meu trabalho.

Existem muitas especializações na área e outras maneiras de trabalhar, e com muito respeito por todos os profissionais, vou colocar aqui a minha maneira de enxergar a arquitetura e de trabalhar.


Quais são as áreas de atuação dos arquitetos?
Como funciona cada etapa de um projeto? 
Em que posso ajudar meus clientes?


Vou dividir em postagens para ficar mais agradável a leitura e para que cada pessoa possa encontrar o que mais lhe interessa.

Espero que gostem!!!





croqui de Paulo Mendes da Rocha


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM ARQUITETO?


Para iniciar, vou listar os principais trabalhos de um arquiteto e no próximo post vou começar a descrever cada uma com suas etapas particulares.


1. PROJETO DE IMÓVEL DO ZERO
2. REFORMA DE UM IMÓVEL EXISTENTE
3. DECORAÇÃO
4. CONSULTORIA PARA MELHORIA DE UM AMBIENTE
5. ACOMPANHAMENTO DE OBRA
6. PROJETO DE MÓVEIS
7. PROJETO DE PAISAGISMO
8. PROJETO DE ILUMINAÇÃO
9. RESTAURAÇÃO DE IMÓVEIS
10. PLANEJAMENTO DE CIDADES, BAIRROS, PRAÇAS E RUAS
11. PROJETO LEGAL
12. AVALIAÇÃO DE IMÓVEL