sábado, 27 de março de 2010

Santiago Calatrava


É impressionante o talento deste arquiteto. Na faculdade fiz muitos trabalhos sobre ele. O que mais me impressiona é sua habilidade para o desenho e para associar coisas orgânicas para se inspirar e projetar. Todos sabem que o esqueleto humano, por exemplo, é algo fascinante, a engenharia perfeita que faz nosso corpo se movimentar.. e Calatrava percebeu isso e usa essa engenharia em seus projetos fazendo belíssimos edificios..

abaixo mais um pouco sobre sua história e seus trabalhos.


Santiago Pevsner Calatrava Vall (Valência, 28 de julho de 1951) é um arquiteto eengenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas.

Calatrava licenciou-se em arquitetura em 1974. Mudou-se para Zurique para estudarengenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981. O partido de seus projetos, considerado único e altamente influente, é difícil estabelecer um perfil da arquitetura de Calatrava devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas que combina uma presença visual marcante com conhecimentos tecnológicos sólidos.

Freqüentemente inspirado por formas orgânicas como esqueletos, seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, freqüentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos "estruturistas" contemporâneos. Também gosta de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos); assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza. Em sua curta trajetória, já tem obras suficientemente importantes para ser reconhecido. Dotado de um grande talento para o desenho, também se ocupou de pesquisas paralelas à sua arquitetura, tanto no campo do desenho de objetos como no da escultura.



Estação do Oriente em Lisboa

A Gare do Oriente, também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa (GIL), é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa. Ficou concluída em 1998 para servir a Expo '98 e actualmente oParque das Nações.

O complexo inclui uma estação do Metropolitano de Lisboa (designada Oriente) no primeiro nível e um espaço comercial e uma estação rodoviária (tanto local como de médio/longo curso) nos dois níveis seguintes, sendo os dois últimos níveis ocupados pela estação ferroviária, servida pela CP com comboios suburbanos e por serviços de médio e longo curso.


Cidade das artes e da ciência

Cidade das artes e da ciência



Cidade das artes e da ciência

Cidade das artes e da ciência


Museu de Arte de Milwaukee



Matéria relacionada:

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/santiago-calatrava-museu-de-19-05-2002.html

Nenhum comentário: