quinta-feira, 24 de março de 2016

Casa baiana - Marcio Kogan

A arquitetura baiana é muito alegre.. reflete a cultura de um povo que cultua suas origens africanas, as energias da natureza e a alegria de viver.. do pelourinho em Salvador às casinhas simples de beira de estrada do interior da Bahia vemos construções coloridas e enfeitadas.






Depois de observar mais essa linda arquitetura, fiquei muito bem impressionada com o projeto de Marcio Kogan para uma casa de alto padrão na Bahia, onde foram respeitados estes conceitos. Os materiais e as cores refletem bem essa cultura local.




Segue link da matéria sobre esta casa incrível na revista Arquitetura e Construção. Parabéns aos envolvidos!!! Vale muito a leitura...



Horta Orgânica - Shopping Eldorado - SP

Achei MUITO bacana a inicitiva do shopping Eldorado de SP de fazer uma horta orgânica na cobertura do prédio, usando toda sobra de comida da praça de alimentação como adubo. Se todos pensassem assim as coisas melhorariam tanto. O projeto foi o vencedor na categoria NEWTON RIQUE DE SUSTENTABILIDADE com o PROJETO DE COMPOSTAGEM / TELHADO VERDE, na ABRASCE.


PROJETO DE COMPOSTAGEM DO SHOPPING ELDORADO -  TELHADO VERDE

Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto a cerca de 400Kg de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação.
Projeto de compostagem do Shopping Eldorado - Telhado Verde
Desde 2012 o Shopping Eldorado investe em um projeto de compostagem com o objetivo de dar destino ecologicamente correto ao cerca de 400 quilos de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação. Os lixos reciclável e orgânico são separados e seguem para unidades de tratamento específicas.
As sobras de alimentos recebem enzimas que aceleram o processo de compostagem, retiram o odor desagradável e são transformadas em adubo usado em uma horta no telhado do Shopping. No local são produzidos legumes e verduras livres de agrotóxicos e destinados aos próprios colaboradores do Shopping Eldorado. Desta forma, o projeto trabalha com o tripé da sustentabilidade: meio ambiente, economia e social.
O projeto tem reduzido significativamente a quantidade de lixo enviada ao aterro sanitário, antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte do material. O objetivo é em 5 anos zerar o envio de lixo ao aterro. Para isso, em breve será feito um trabalho de conscientização junto aos lojistas de restaurantes e fast foods para recolher os resíduos produzidos por eles.
A horta, construída na parte superior do Shopping Eldorado, também pretende deixar a temperatura interna do local mais amena, reduzindo assim o desperdício de água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.
Legumes e verduras produzidos na horta: berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimentas, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, morango, pepino, abobrinha.
Plantas: gazânia e lavanda.
Farmácia viva, onde são plantadas capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

Fonte: Site Shopping Eldorado




quarta-feira, 23 de março de 2016

Antoni Gaudi

Gaudi pra mim é uma reza.. olhar suas obras faz-me sentir mais perto de Deus, da natureza, das energias boas.. Não conheço Barcelona, mas está no topo da minha lista de desejos por causa dele.. 
As cores, formas e arquitetura feita de forma nada convencional, constituem uma harmonia única e impressionante.
Só tenho a dizer que sou fã incondicional!


Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms25 de junho de 1852 — Barcelona10 de junho de 1926) foi um famosoarquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.
Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquiteturanatureza e religião.[1] Gaudi dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmicavitralferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.
Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.
A obra de Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas comoPatrimónio Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Gaudi intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação. (fonte: Wikipédia)

Algumas Obras:

Casa Batlló:



Sagrada Familia:




Parque Guell: